Por que o cabelo cai no pós-parto?

É comum ouvir as mulheres se queixando da queda de cabelo após o parto. Se isso está acontecendo com você, não precisa se preocupar. Saiba que é completamente normal!

Isso acontece, principalmente, no período inicial da amamentação e o nome técnico é eflúvio telógeno pós-parto.

É uma inflamação aguda nos folículos capilares que se dá, primeiramente, por conta da queda súbita na concentração de alguns hormônios. Durante a gravidez, é normal o corpo da mulher produzir hormônios em alta quantidade, entre eles a progesterona e o estrógeno. Porém, após o bebê nascer, eles caem bruscamente e voltam ao nível normal apenas cerca de três meses depois. E os cabelos têm tudo a ver com hormônios!

Outro motivo comum que faz a queda capilar acontecer é a cesárea. Mulheres que passam por essa experiência podem ter ainda mais queda de cabelo do que as que têm parto normal. O estresse cirúrgico, por conta de uma operação invasiva, além dos anestésicos, pode fazer com que alguns fios a mais comecem a cair.

Apesar de ser comum, é possível amenizar esse incômodo! Um passo muito importante é procurar um dermatologista, principalmente se o problema estiver mais sério. Se for uma queda média, aposte em shampoos anti-queda e abuse das hidratações nos fios para deixá-los fortes, bonitos e saudáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *