Quando e como começar a introdução alimentar no bebê?

O leite materno é a principal fonte de alimento para os bebês, uma vez que fornece nutrientes e ajuda a reduzir riscos de infecções e doenças, suprindo todas as necessidades, inclusive a hidratação.

A partir dos seis meses, segundo recomendações dos especialistas, é possível começar a introduzir outros alimentos no cardápio dos pequenos e iniciar uma educação alimentar que será levada para toda a vida.

Essa introdução deve ser feita de forma gradual e, no início, será complementar ao leite materno, que é recomendado até os dois anos de idade.

Ofereça papas de frutas e de legumes, garantindo que a segunda tenha um alimento de cada grupo alimentar. É importante lembrar que tudo deve ser bem amassado, facilitando a ingestão dos alimentos pelo bebê.

É possível que o seu pequeno recuse algumas coisas, uma vez que ele não está acostumado com esse tipo de alimentação e é uma experiência totalmente nova. Mas não se preocupe: aos poucos, você vai conseguir acostumá-lo.

Uma boa forma de fazer com que se torne um momento divertido é investir em pratos, colheres e babadores coloridos, com formatos diferentes e específicos para chamar a atenção das crianças. Fazer com que o bebê participe das refeições em família também é uma ótima ideia para estimular a nova forma de alimentação.

A partir dessa idade, você também pode introduzir água e chás, que podem ajudar a deixar o bebê mais tranquilo, além de diminuir desconfortos, como cólica e dores de dente, também auxiliando na digestão.

Experimente os chás de camomila, erva doce e capim cidreira da Bebê Orgânico!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *